Para quem não sabe para onde vai, qualquer caminho serve!

Você assistiu ao filme “Alice no País das Maravilhas”? Se você assistiu deve lembrar dessa frase clássica, pois Alice não sabia onde estava e muito menos para onde ia não é mesmo? Então, ela encontrou o gato “cantor”, também conhecido por gato de Cheshire, e perguntou a ele se havia um lugar em que não houvesse gente louca e como ir para lá. E o gato respondeu: Para quem não sabe para onde vai, qualquer caminho serve!

Muito interessante!

E é uma realidade. Quantas pessoas trabalham há anos numa mesma empresa, sem sequer saber onde a empresa deseja chegar. Trabalham mecanicamente sem conhecer ou questionar para si:
“Por que estou aqui?” “Qual a relevância e impactos de minhas atividades nos resultados corporativos?” “Como posso fazer a diferença”? Não percebem o sentido e o significado de seu trabalho para a sociedade; e a vida simplesmente passa por elas.

No entanto, quantas pessoas assumem o protagonismo de sua vida e passam a se responsabilizar pelo seu crescimento pessoal e profissional: traçando metas, colocando desafios e definindo caminhos e rotas a serem seguidas. Essas pessoas são movidas pelo desejo genuíno de alcançar uma meta de vida pessoal ou profissional, porque sabem exatamente onde desejam chegar e não medem esforços para a obtenção dessa conquista.

O mais interessante é que a maioria das pessoas que apresentam esse tipo de comportamento são mais felizes; possuem uma incrível energia contagiante; são mais seguras e preparadas para a vida; e o mais interessante é que são admiradas, respeitadas e seguidas. E você já parou para refletir: quem você é e onde deseja chegar?

Olhe para a sua empresa agora, analise seu atual momento e reflita o quanto ela se esforça para consolidar a sua identidade e penetração no mercado de seguros e, com isso, o quanto ela te desafia e te propicia oportunidades incríveis de desenvolvimento pessoal e profissional, pois ela necessita do seu engajamento genuíno e de todos os profissionais que nela atuam para conquistar um patamar de crescimento desafiador e sustentável para estar entre as melhores do mercado.

Para que isso seja possível, é necessário que haja o estabelecimento de uma conexão articulada entre os planos traçados pela empresa com todas as pessoas que nela trabalham, de forma a tornar possível a construção de um repertório corporativo que ajude a consolidação de uma atitude vencedora de uma organização que busca resultados crescentes, imprimindo e internalizando um significado, sentido e propósito do trabalho.

Quando se tem uma ausência de repertório corporativo ou se ele for muito árido, aí fica a meta pela meta. Toda empresa necessita e precisa ter metas, mas a meta é a consequência da forma como as pessoas entendem e compreendem o significado e o sentido do seu trabalho, ou seja, entender a capacidade de transformação que a sua organização propicia na vida das pessoas, sejam elas físicas ou jurídicas.

Então, é cada vez mais importante e fundamental entender a relevância do ambiente onde a sua empresa e você atuam, do papel social desempenhado e das técnicas aplicadas nesse ambiente de trabalho ou espaço organizacional. Você já pensou nisso?

Então reflita:

• Quem é você e a sua empresa?

• Que transformação os seus produtos ou serviços (que são as capacidades de sua empresa) podem propiciar e melhorar a vida das pessoas (seus clientes e prospects)?

Maristela Magdaleno Bacharel em Administração de Empresas com especialização em Gestão Estratégica de Recursos Humanos, também é especialista em Educação Corporativa e em Gestão Estratégica de Projetos.
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