jcs_noticias_1170x540-2024-01-11t150015-844

Conec da Superação

Paralisado pela pandemia, após cinco anos, o congresso volta a acontecer de maneira presencial, reunindo todo o mercado de seguros

Por Por Carlos Pacheco, Elaine Lisbôa, João Pedro Polido, Karin Fuchs, Márcia Alves e Tany Souza

Com o tema “Superação”, o Sincor-SP promoveu o Conec 2023, considerado o congresso mais aguardado pelos corretores de seguros, nos dias 5 a 7 de outubro, no Transamerica Expo Center, em São Paulo. A 19ª edição aconteceu após cinco anos de paralisação devido a pandemia de Covid-19, reunindo cerca de 10 mil pessoas.

O evento contou com 24 palestras, exibidas de maneira simultânea. Os associados ao Sincor-SP conseguem assistir ao conteúdo pelo portal ou aplicativo Sincor Digital, mediante login.

O presidente do Sincor-SP, Boris Ber, anunciou que o congresso foi feito inteiramente para os corretores de seguros e que desejava um Conec com mais conteúdo e conhecimento. “A retomada do congresso pós-pandemia reafirma o significado do tema. Superamos esse período, além de nos superarmos diariamente como corretores de seguros.”

Ele acrescentou que a categoria precisa estar unida para enfrentar os novos desafios que virão. “É preciso capacidade e resiliência para que, juntos, possamos desenvolver, ainda mais, a nossa profissão. Mesmo que, às vezes, haja discordâncias, isso apenas fortalece a discussão. O momento é de ação e eu reforço o compromisso do Sincor-SP com a categoria”, apontou.

O presidente do Sincor-SP reuniu ainda no palco a diretoria da entidade e reforçou que o Conec só foi possível com o auxílio desses profissionais e de toda a equipe de colaboradores. Situação evidenciada com a participação da jornalista e apresentadora da TV Sincor-SP, Camila Correia, como mestre de cerimônia.

A retomada do congresso pós-pandemia reafirma o significado do tema. Superamos esse período, além de nos superarmos diariamente como corretores de seguros”

Boris Ber, Presidente do Sincor-SP

Talk show

A abertura foi marcada pelo espetáculo dos artistas circenses do Universo Casuo e o talk show “O futuro chegou, e aí?”, comandado pelo presidente Boris, com a participação do superintendente da Susep, Alessandro Octaviani, do presidente da CNseg, Dyogo Oliveira, do presidente da Fenacor, Armando Vergílio, e do presidente do SindsegSP, Rivaldo Leite.

Octaviani iniciou a conversa destacando como construir um futuro guiado por três pilares. “O primeiro pilar é melhorar a qualidade da regulação, um desafio para a autoridade reguladora que pensa as leis de seguros com responsabilidade. O segundo é olhar para a qualidade do seguro ofertado; e o terceiro é a poupança popular e como conectar esse patrimônio aos grandes projetos de desenvolvimento nacional.”

A democratização do seguro foi um dos pontos colocados pelo presidente da CNseg. “Temos que desenvolver produtos para todos os públicos. Cerca de 67% da população brasileira ganha cerca de dois salários-mínimos e precisamos fornecer seguros para esta camada. A projeção de crescimento do mercado é de 9,4% para este ano. O setor é sólido e atravessa a modernização e digitalização. Estamos preparados para o futuro e temos muito o que crescer. Trabalhamos com pessoas, e o cerne do negócio sempre será a proteção. Precisamos nos unir e achar o melhor caminho”, afirmou Oliveira.

Rivaldo Leite falou sobre o diálogo e o potencial de crescimento do setor. “É extremamente importante para o mercado que as lideranças olhem para frente e se unam como agora. Eu torço pela inovação. O caminho está alinhado e temos muito trabalho pela frente. O mercado está inovando e se modernizando cada vez mais. Tenho certeza de que o futuro será próspero”, projetou.

No talk show, Vergílio parabenizou o congresso. “Um evento como o Conec traz propostas e decisões que criarão as bases para sustentar um futuro melhor, não apenas para o corretor de seguros, mas para a sociedade brasileira. Proponho uma projeção de 10% de representatividade no PIB brasileiro até 2030. Não é uma pretensão absurda. As possibilidades de ampliar os negócios são infinitas.”

O entretenimento de pré-abertura do Universo Casuo também repercutiu positivamente. Os artistas circenses fizeram um espetáculo liderado pelo palhaço Marcos Casuo, que interagiu e brincou com a plateia, aliando o show às apresentações de contorcionismo, jogos de sombras, acrobacias, malabarismos, além de música, canto e performances corporais e com bambolês.

Visita do prefeito de São Paulo

O Conec 2023 ficou marcado também pela visita do prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes. Ele ressaltou a importância do setor para desafogar a lotação dos serviços públicos e indicou a criação de um seguro social, destinado à população mais vulnerável. “Para proteger a vida das pessoas, é possível criar um seguro social, mas precisamos de uma discussão mais ampla.”

Nunes ainda contou que a prefeitura possui uma ação que pode contribuir com o mercado de seguros. Ele se referiu à instalação de equipamentos em 100 veículos para identificar a variação do asfalto e, com isso, mapear e gerir recapeamentos para evitar acidentes e mais transtornos para os cidadãos paulistanos.

“Foi de grande relevância a participação do prefeito no Conec, isso demonstra nosso alinhamento com os órgãos públicos, que permitem o diálogo constante em benefício dos corretores de seguros”, comentou o presidente do Sincor-SP, Boris Ber.

PALESTRA: SUPERAÇÃO!
Com Marcos Rossi (Palestrante motivacional, treinador internacional e autor best-seller)

Caminhos para superar obstáculos e ser feliz
Com a sua história de vida inspiradora, Marcos Rossi prendeu a atenção da plateia que lotou o auditório, no segundo dia, causando comoção geral. Nascido com uma deficiência congênita que impediu o desenvolvimento dos braços e pernas, ele foi além dos limites do corpo para realizar seus sonhos e ser feliz. Superou todos os obstáculos, incluindo os prognósticos médicos que limitavam seu tempo de vida a 30 anos, e não apenas teve uma infância feliz, como na vida adulta realizou desejos que pareciam impossíveis.

Diante dos problemas, muitos se perguntam: “por que comigo?”. Mas, segundo Rossi, deveriam assimilar que a vida acontece para elas e não com elas, com a finalidade de trazer evolução. “Não reclame, você não tem problemas. Você pisa no chão, não precisa de ninguém para ajudá-lo a se vestir, ir ao banheiro, fazer coisas básicas. O que você tem na vida são situações que podem ser resolvidas.”

PALESTRA: NOVO CENÁRIO DE SEGUROS NO BRASIL
Mediação: Braz Romildo Fernandes (2º vice-presidente do Sincor-SP)
Debatedores: Adilson Lavrador (Diretor Executivo de Operações, Tecnologia e Sinistros da Tokio Marine Seguradora), Alexandre Camillo (Corretor de seguros e ex-superintendente da Susep), Eduardo Dal Ri (CEO da HDI Seguros), Edson Franco (CEO da Zurich Brasil), Felipe Nascimento (CEO da MAPFRE), Ivan Gontijo (Presidente do Grupo Bradesco Seguros) e Patrícia Chacon (no momento, CEO da Liberty Seguros)
Moderadores: Marcos Abarca (1º secretário do Sincor-SP) e Fernando Alvarez (2º tesoureiro do Sincor-SP)

Mudanças que trazem oportunidades
Abrindo o conteúdo técnico do Conec 2023, a palestra “Novo cenário de seguros no Brasil” abordou situações atuais que têm impactado nas atividades dos corretores, como a influência das aquisições de carteiras de seguradores no dia a dia dos profissionais, a inovação tecnológica, as transformações de comportamento do consumidor, além de oportunidades.

Hoje, são 130 mil corretores de seguros no Brasil e nada substitui essa distribuição. Isso foi reforçado pelo CEO da Zurich Brasil, Edson Franco, quando disse que não existem ameaças ao profissional de seguros. “Antes diziam que a profissão acabaria com a inovação tecnológica, da mesma forma foi ao surgir o Open Insurance. Mas não existe essa ameaça, porque a distribuição dos seguros pelo corretor é aceita pela grande maioria da população.”

O corretor de seguros e ex-superintendente da Susep, Alexandre Camillo, que tem jornada múltipla, com vasta experiência no mercado de seguros, falou sobre o futuro. “Se constrói o futuro agindo no presente. Estamos diante de mudanças de hábitos, valores, com novos riscos climáticos, ou seja, são muitas transformações ao mesmo tempo e, por conta disso, as necessidades são cada vez maiores. Cabe a nós, corretores, termos atenção a tudo e a todas as mudanças e oportunidades.”

PALESTRA: A ARTE DO “IN”POSSÍVEL
Com Guilhermo Santiago (Maestro e palestrante motivacional)

Uso dos talentos pelo bem coletivo
Um show coletivo de interatividade. Esta pode ser uma das definições do que aconteceu na palestra do maestro e palestrante motivacional Guilhermo Santiago, com o tema “A arte do ‘in’ possível”. Natural de Herval, interior do Rio Grande do Sul, Santiago destacou que o desafio é buscar todas as possibilidades dentro de cada um e exteriorizar isso para a comunidade envolvida. “É uma forma de perceber e melhorar a vida”, emendou.

O maestro contou sobre sua infância e a influência que a música exerceu desde então, e explicou conceitos de conduta desenvolvidos pelo psiquiatra alemão Gustav Bally. “É preciso captar a percepção do mundo e fazer história. Vocês são incansáveis por tudo o que fazem”, disse. Por fim, ele envolveu os congressistas e fez todos tocarem a 9ª sinfonia de Bethovem simplesmente soprando em garrafinhas de água.

PALESTRA: CORRETOR DIGITAL
Mediação: Simone Fávaro (1ª vice-presidente do Sincor-SP)
Debatedores: Amit Louzon (CEO da Ituran), Eduard Folch Rue (CEO da Allianz Seguros), Eduardo Borges (Vice-presidente do Grupo Autoglass e Head da Maxpar), Manuel Dantas Matos (1º vice-presidente da Fenacor), Marcelo Mello (Presidente de Investimentos, Vida e Previdência da SulAmérica) e Roberto Santos (CEO da Porto)
Moderadores: Edson Lasse Fecher (1º tesoureiro do Sincor-SP) e Rogério Freeman (2º secretário do Sincor-SP)

Recursos inovadores e diálogo sobre o futuro
O painel “Corretor digital” reuniu líderes do setor e de companhias seguradoras para falar sobre o perfil dos profissionais que apostam na inovação tecnológica. Eles apresentaram conceitos importantes sobre a necessidade de atualização dos corretores e de seus colaboradores, o envolvimento no Open Insurance e a utilização de ferramentas que auxiliam nesse processo, como o Chat GPT-4.

“A grande mudança é pensar no que o cliente precisa. O consumidor de hoje precisa de simplicidade, velocidade e resolução”, disse o presidente de Investimentos, Vida e Previdência da SulAmérica, Marcelo Mello.

Sobre o Open Insurance, o 1º vice-presidente da Fenacor, Manuel Dantas Matos, acredita ser necessário discutir as consequências e os caminhos a serem traçados. “Para isso, precisa haver, mais uma vez, aquilo que é o melhor dos corretores de seguros: a capacidade de dialogar, de ouvir, de saber avançar e o momento de recuar. É um desafio para todos nós, pois estamos numa zona desconhecida.”

PALESTRA: TENDÊNCIAS & DESAFIOS DIGITAIS
Com Tiago Mattos (Co-fundador da Aerolit e expert em futuros)

Novo fenômeno: a economia da expectativa
Tiago Mattos acredita que toda empresa é de tecnologia, isso porque esse mercado influencia todos os outros. “A tecnologia transversalizou, ou seja, foi para todos os lados, e criou uma característica concomitante.”

A partir disso, durante a palestra ele mostrou diversas ferramentas que utilizam da tecnologia para trazer inovações na experiência do consumidor. Ele comentou ainda que a maioria das pessoas olham para o presente e não se antecipa para o que pode ser um futuro. “Por exemplo, saber exatamente o que se comeu e o quanto precisa fazer de atividade física são situações que influenciam diretamente no cálculo do seguro de vida.”

Com diversos exemplos, Mattos alertou que está nascendo o fenômeno da economia da expectativa. “Quando experimentamos algo em um mercado e gostamos, passamos a exigir que todos sejam da mesma forma. Ou seja, quem usa ar-condicionado não quer mais ventilador. As empresas que oferecerem a melhor experiência de compra, serão padrão para todas outras.”

Por fim, ele afirmou que o olhar se torna mais amplo depois de conhecer outras ferramentas. “Será que a inovação não é o grande legado que vamos deixar?”

Publicidade