
Faturamento do mercado de seguros chega a R$ 103,7 bilhões
15 de julho de 2019Entre janeiro e maio de 2019, o mercado de seguros brasileiro conseguiu faturar R$ 103,7 bilhões (sem saúde e DPVAT), um crescimento de 7,1% em relação ao mesmo período do ano passado. Na comparação mês a mês, a expansão foi de 16,1% em maio deste ano.
De acordo com a publicação Conjuntura CNseg, o ramo de seguros patrimoniais foi o responsável por puxar o setor nos cinco primeiros meses do ano, já que registrou avanço de 15,7%. Os planos de riscos, do ramo de pessoas, subiu 15,4%, enquanto o segmento de capitalização cresceu 11,7% no período avaliado.
Nos últimos 12 meses, findos em maio, os planos de acumulação, como PGBL e VGBL, mostraram variação negativa de 5,6%. Apesar de continuar em queda, houve melhoria em relação aos 12 meses encerrados em abril, quando a taxa foi negativa em 7,8%.
Já o seguro automóvel evoluiu 3,6% em maio, em relação a igual mês do ano passado. No acumulado em 12 meses, foi sentida uma leve recuperação do produto, que cresceu 2,6%, contra 2,5% nos 12 meses completados em abril.
“Todo o mercado segurador está na expectativa dos resultados de junho, fechando o semestre. Será o conjunto obtido até lá, coincidente com a publicação das demonstrações financeiras das companhias, que pautará as novas expectativa para o ano”, acredita o presidente da CNseg, Marcio Coriolano.
Fonte: Comunicação Sincor-SP