Transformação do mercado de seguros é oportunidade para o corretor

O setor de seguros está passando por uma profunda transformação impulsionada pela incorporação de tecnologia e a mudança no perfil de riscos e de preferências dos consumidores. Caminhamos para um quadro de customização total em que o segurado vai exigir produtos sob medida e jornadas de atendimento 24h por dia e 7 dias por semana que sejam adequadas às suas rotinas, hábitos e alternativas de conexão. É um novo mundo que oferece grandes oportunidades para os corretores de seguros.

O corretor é o agente mais bem preparado para lidar com as complexidades desse mercado emergente. Ele está próximo ao cliente e compreende as suas necessidades, muitas vezes, até antes deles. Também conhece profundamente as apólices e a legislação no seu ramo e, por isso, tem a capacidade de estruturar as melhores soluções. Em um ambiente que valoriza a personalização é quem tem os melhores recursos para se destacar.

A pandemia também acabou com a lenda de que o corretor não estava pronto para a transformação digital. Quando a emergência chegou, os profissionais adotaram imediatamente todo o tipo de tecnologia e se organizaram para continuar atendendo com qualidade, antes mesmo do que as seguradoras, em um momento excepcional de pico de sinistros e enormes incertezas. Foi admirável.

Por isso, tenho certeza de que vão aproveitar todo o potencial da enorme oferta de novas tecnologias, inclusive as mais avançadas, como a IA, para otimizar seus processos e a gestão da carteira, além de aprimorar a experiência dos seus clientes. Inclusive, utilizar a conexão oferecida pelos recentes ecossistemas de negócios para explorar outros nichos e serviços complementares para oferecer soluções integradas. Nesse sentido, as oportunidades são ilimitadas.

Com a incorporação de ferramentas de análise de dados, por exemplo, podem ser mais efetivos na análise consultiva e prestar aconselhamento proativo, informando sobre tendências de riscos, mudanças regulatórias e opções de cobertura que podem impactar interesses específicos dos seus clientes.

Por outro lado, ao mesmo tempo em que se beneficia de um mundo cada vez mais digital, somente o corretor será capaz de continuar proporcionando um relacionamento mais humanizado, com aquele toque pessoal que faz toda a diferença em questões sensíveis e em momentos de estresse, comuns no nosso negócio.

Mas, o principal ativo do corretor continua sendo a confiança. E confiança é condição para o desenvolvimento do mercado nesse cenário de inovação extrema, em que muitas vezes temos que comercializar serviços ainda pouco compreendidos e que não tiveram a utilidade percebida por quem está comprando. Nesse contexto, o corretor tem autoridade para se colocar como o portador da melhor decisão.

O Sindseg SP, como representante das seguradoras do Estado de São Paulo, está convencido da capacidade e do compromisso do corretor de seguros para desempenhar seu papel crucial na transformação do mercado, fornecendo orientação especializada, produtos personalizados e atendimento de alta qualidade. Juntos, vamos longe.

 

Quando a emergência chegou, os profissionais adotaram imediatamente todo o tipo de tecnologia e se organizaram para continuar atendendo com qualidade, antes mesmo do que as seguradoras, em um momento excepcional de pico de sinistros e enormes incertezas. Foi admirável.”

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