Corretor de seguros: um profissional a frente da tecnologia

Inteligência Artificial, Internet das Coisas (IoT), ChatGPT e todos esses termos do mundo tecnológico mexem com as nossas vidas. É consenso que o setor de seguros está entre um dos mais impactados com a evolução dos processos digitais, seja na comercialização dos produtos, seja nos processos operacionais e de entrega, como os de regulações de sinistro. O segredo, há quem diga, está em se preparar para saber tirar pleno proveito destas soluções. Os corretores de seguros podem utilizar esses novos cenários como aliados em seu dia a dia, entendendo como essas ferramentas poderão impulsionar seus negócios.

Todo o segmento experimenta uma acelerada transformação, mas isso não significa que o corretor perde sua posição de protagonista na relação com o cliente, na venda ou no pós-venda. Ao dominar essas tecnologias, faz uso de uma nova forma de entregar sua proposta de valor e melhorar a experiência do seu cliente, atingindo, inclusive, novas gerações que são nativas digitais. Mas como fazer isso?

Segundo a consultoria de pesquisa americana Super Office, 86% das pessoas estão dispostas a pagar um pouco mais por um tratamento que achem diferenciado, seja no ambiente digital ou não. A curadoria e o relacionamento próximo de um profissional bem capacitado conquistam em todo o mundo a grande maioria dos clientes, e este processo humano não será substituído por máquinas.

Veja o caso do seguro de pessoas. Não é natural para a população brasileira a contratação deste tipo de proteção de forma voluntária e consciente. Neste caso, o papel de um consultor especializado, que mostre quais são as opções corretas de garantias a serem contratadas, para cada necessidade individual, é importantíssimo. Mas, como o corretor fará isso e qual será a experiência que ele irá proporcionar a este cliente podem ser fortemente impactadas pela tecnologia. Vídeos tutoriais, apresentações dinâmicas, formulários automatizados, sistema de consulta, reuniões virtuais, criação de conteúdo em rede social, tudo isso gera modernidade neste processo.

É inevitável investir nisso para se manter atualizado. É necessário um olhar atento às ferramentas de mensagens, formulários on-line, aplicativos diversos etc… Essa ação reforça uma das mais importantes características na promoção de um seguro: acesso e proteção o tempo todo.

Algumas tecnologias já estão acessíveis por baixos custos para os empreendedores, que podem contratá-las por assinatura. O corretor, em alguns casos, pode gerar um banco de dados com as informações de seus segurados e aplicando os filtros adequados para pesquisas de oportunidades e análise de perfis, encontrar muitas possibilidades de negócios. Neste banco de dados, podem ser inseridas informações de indicações de seus próprios clientes, que serão trabalhadas com inteligência de dados para que uma indicação se torne de fato um lead a ser trabalhado.

Ferramentas como essas economizam muito tempo e, consequentemente, bastante dinheiro com uma maior assertividade nas ações comerciais, além do mais, evitam que o corretor se concentre em tarefas repetitivas que podem ser substituídas por aplicativos e sistemas, liberando-o para se concentrar nas atividades que alavancam seu negócio.

O ChatGPT, por exemplo, é uma ferramenta gratuita e muito importante no dia a dia dos negócios atualmente. Ele pode, de forma humanizada, ajudar o corretor na consulta sobre
mercados, ações estratégicas de prospecção, construção de ideias para contatos com clientes, criação de estratégias, estruturação de fluxos de distribuição e, até mesmo, na construção de pitchs adequados para determinados públicos.

Com a ajuda da IA, é possível coletar e analisar dados de clientes para entender melhor suas preferências e necessidades individuais. Isso permite que os corretores de seguros personalizem ofertas, desenvolvam campanhas de marketing direcionadas e melhorem a segmentação de clientes, aumentando as chances de sucesso nas vendas. Todo esse aparato tecnológico ajuda a minimizar perdas e com isso aumenta a rentabilidade das operações.

Como falado anteriormente, o uso de questionários dinâmicos para análise de riscos e perfis, além de simuladores digitais, tende a deixar o fluxo de subscrição mais objetivo e barato, evitando inúmeros deslocamentos, diminuindo com isso o Custo de Aquisição de Cliente (CAC). No caso dos sinistros, com um mapeamento prévio realizado por ferramentas digitais e até mesmo Inteligência Artificial, o corretor e, consequentemente, a seguradora têm sob controle o cenário das indenizações, a documentação dos processos e afins, possibilitando uma regulação mais célere, melhorando – em muito – a experiência do cliente e sua percepção sobre a efetividade do mercado.

A missão social do corretor é aconselhar seus clientes na correta securitização dos riscos em que ele está exposto, seja pela sua profissão, estilo de vida e/ou condição patrimonial. Usar ferramentas digitais estratégicas faz parte dos elementos desta nova trajetória de mercado.

Leia, pesquise, veja o que melhor se encaixa no seu perfil profissional e sua capacidade de investimento, mas saiba que existem soluções para todos os bolsos. Conte com seu parceiro de negócios, a seguradora, como aliado. A palavra é união, não se cresce sozinho, mas se pode alavancar muitos planos quando todos os envolvidos em um processo de trabalho estão em sintonia: Tecnologia + Cliente + Seguradora.

A palavra é união, não se cresce sozinho, mas se pode alavancar muitos planos quando todos os envolvidos em um processo de trabalho estão em sintonia.”

Publicidade