20a

Comunicação – criação de redes sociais, aplicativo e TV Sincor-SP

Criado em 1979, o Jornal dos Corretores de Seguros (JCS) sempre foi a referência de comunicação do Sincor-SP com os corretores de seguros. Além dele, esporadicamente a entidade enviava por e-mail a newsletter Sincor-SP em Notícia e publicava informações no Facebook.

Com a gestão liderada por Alexandre Camillo, os canais de comunicação foram ampliados significativamente, com presença nas principais redes sociais, acerto na periodicidade semanal do Sincor-SP em Notícia, criação dos grupos de WhatsApp separados por Regional, informação em tempo real no aplicativo Sincor Digital, além da criação da TV Sincor-SP, com vídeos exclusivos e transmissão de lives de alta qualidade, com foco na atividade do corretor de seguros.

Todo projeto de interação da entidade com a categoria foi desenhado pela área de Comunicação da entidade, que é dirigida pelo 1º vice-presidente do Sincor-SP, Boris Ber, além de contar com suporte técnico do setor de Tecnologia, comandado pelo 1º tesoureiro, Marco Damiani, e da Visia, agência que presta serviços de publicidade e propaganda para o Sincor-SP desde 2013.

2014
Criação da TV Sincor-SP
Durante o Conec de 2014, a liderança da entidade lançou a TV Sincor-SP para fazer a cobertura oficial do congresso. O veículo de comunicação seguiu se desenvolvendo e atualmente tem em sua programação vários quadros para levar informação ao corretor de seguros. Em 2017, foi inaugurado o estúdio da TV Sincor-SP, na sede da entidade e, em 2020, com o isolamento social, foram intensificadas e aperfeiçoadas as transmissões ao vivo, por meio de lives no canal do YouTube.

2016
Inserção no Instagram e atualização do Twitter
A rede social Instagram ganhou força entre os corretores de seguros, por isso, em 2016, a entidade criou uma página na rede social para comunicação com a categoria e o mercado. Atualmente, a página conta com mais de 7,5 mil seguidores.

Apesar do perfil do Sincor-SP no Twitter existir desde 2009, somente em 2016 a entidade passou a publicar informação pela rede social. Com formato diferenciado e foco nas notícias do mercado, a mídia hoje conta com atualizações diárias e rápidas para a categoria.

2017
Novo portal
Adaptando seu site às atualizações técnicas, com estrutura responsiva para mobile, no dia 5 de abril de 2017, o Sincor-SP colocou no ar seu novo portal (www.sincorsp.org.br), facilitando a navegação do usuário e possibilitando a integração de sistemas internos para automatização de processos. Meses depois, o site passou a contar com um ambiente de login, com conteúdo exclusivo para associados.

Atualização do JCS
Com o novo site, o JCS também mudou o formato de exibição no ambiente digital. Anteriormente, o veículo era disponibilizado apenas no formato PDF, mas com o portal, foi possível adicionar o formato de leitura responsiva, adaptado para mobile, dando a opção para o corretor ler no formato PDF como também como página comum de site. O acesso à publicação ficou restrito para associados.

Em 2018, o JCS ainda passou por atualização de formato e linha gráfica para modernizar a identidade e facilitar a leitura dos associados na versão impressa e na exibição pelo PDF.

Com conteúdo histórico e grande trabalho de pesquisa pela equipe de jornalistas da entidade, em 2019, foi produzida uma edição comemorativa pelos 85 anos do Sincor-SP, resgatando os melhores momentos da história da entidade e reforçando a importância da representação sindical dos corretores ao longo da história.

2019
Criação de grupos de WhatsApp e LinkedIn
Outra rede social que ganhou força no período foi o LinkedIn, por isso, em 2019, a entidade decidiu estabelecer presença na mídia, levando informação também por este canal. No mesmo ano, o Sincor-SP criou grupos de WhatsApp de corretores de seguros, segmentados para cada Regional, com o objetivo de levar  informações locais e aproximar a interação da categoria com a entidade.

2021
Aplicativo Sincor Digital
Desde 2019, o Sincor-SP estuda a disponibilização de um aplicativo de serviços para os corretores de seguros, mas em 2021 efetivamente a entidade conseguiu colocar nas lojas da Apple Store e Play Store o APP Sincor Digital.

Por lá, os associados têm acesso a serviços exclusivos e o público geral consegue acompanhar novidades da entidade em tempo real.

Em março, os corretores passaram ainda participar de premiações mensais ao acessar o número da sorte pela Carteira Digital de Associados. O ganhador é anunciado durante as transmissões ao vivo do Direto & Reto com Camillo.

Exposição “O corretor de seguros através dos séculos”
Em 2015, em comemoração aos 50 anos da Lei 4.595/64, o SincorSP produziu uma exposição física e digital para contar a história da profissão de corretor de seguros no Brasil. O conteúdo ficou disponível em um site e percorreu as 30 Regionais da entidade de maneira itinerante.

O conteúdo foi construído pela historiadora, especialista em arquivística e pesquisadora na área de patrimônio histórico, Ana Lucia Queiroz, pela produtora cultural e artista plástica, Marta Oliveira, e pela jornalista e fotógrafa Márcia Zoet, da Illumina Imagens e Memória.

Atualizações da marca “Sincor-SP”
O logo do Sincor-SP passou por duas atualizações desde 2014. A primeira mudança aconteceu em 2016, quando a entidade estabeleceu uma série de ajustes internos, que contemplava desde a implantação de sistemas operacionais a toda uma construção de identidade visual. O logo apresentava características contemporâneas, estrutura e cores leves em tons de azul.

Mas, em janeiro de 2018, a Fenacor e a CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo) estabeleceram uma identidade visual única para todos os Sincors do País, com o objetivo de fortalecer a marca.

Assim, o Sincor-SP passou a contar com o logo atual, composto por um símbolo de asa, que representa o sonho, o resultado alcançado e a capacidade de realização. A tipografia também é utilizada por duas grandes entidades, o Sesc (Serviço Social do Comércio) e o Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), que formam um dos maiores sistemas de desenvolvimento social de todo o mundo.

Publicidade