Auxílio em Cadastro Profissional
De acordo com a Circular Susep nº 602, de 2020, os corretores de seguros recém-habilitados e os profissionais já atuantes na atividade devem realizar o cadastro e as alterações de dados cadastrais junto à Superintendência de Seguros Privados. O processo é online e gratuito. Assim que o cadastro é finalizado, o corretor recebe um novo número de registro por e-mail, e o número antigo perde a validade. Para os corretores de seguros associados, o Sincor-SP oferece suporte gratuito.
Como fazer a solicitação:
PEDIDO DE CONCESSÃO PF
01
Clique aqui e acesse o site da Susep
02
Selecione a opção Registrar como corretor
03
Informe o seu CPF e selecione Avançar
04
Se já tiver registro na Susep, aparecerá uma tela com algumas perguntas para que o sistema carregue suas informações do cadastro antigo. Você pode pular estas perguntas selecionando ignorar
05
Na primeira tela, preencha os Dados Cadastrais e selecione Avançar. É importante que você informe o seu e-mail pessoal e não de terceiros
06
Na tela Documentos, você deverá enviar uma foto selfie segurando o seu documento de identidade, em formato JPG, PNG ou GIF e selecionar Avançar. Os números de identidade e de CPF do documento deverão estar visíveis e devem ser idênticos ao que foi preenchido nos dados cadastrais
07
O sistema irá apresentar os produtos nos quais você possui certificação pela ENS. Marque os Produtos que deseja intermediar na lista e depois selecione Avançar
08
Depois de ler e concordar com todas as Declarações para atuação profissional, selecione Avançar
09
Leia o resumo do seu cadastro. Caso tenha algum erro, selecione voltar e corrija. Caso esteja tudo certo, selecione salvar.
10
Você receberá duas mensagens em seu e-mail: a primeira apresentando um resumo das suas informações cadastrais e a segunda informando a sua senha para acessar o seu cadastro. Esta senha não pode ser mostrada a ninguém, incluindo a SUSEP. A partir deste momento, você já está apto a intermediar seguros. Guarde estes e-mails para consulta futura.
PEDIDO DE CONCESSÃO PJ
Para efetuar o cadastro ou Recadastramento de Pessoa Jurídica acesse o link (www2.susep.gov.br/safe/Corretores/) e siga o passo a passo:
01
Selecione Acessar a minha conta, informando seu CPF (com pontuação) e a senha recebida em seu e-mail após o cadastro como corretor de seguros pessoa física;
02
Na tela inicial, no canto superior esquerdo, selecione o menu e depois Empresas.
03
Já na tela de empresas, selecione Cadastrar, informe o CNPJ da empresa em que você foi indicado como responsável técnico e selecione Avançar. Aparecerá o nome da empresa, selecione Cadastrar para prosseguir.
ATENÇÃO: Caso apareça a mensagem abaixo, significa que o sistema não encontrou a empresa na base da Receita Federal ou a mesma não possui a atividade o código CNAE 66223-00. Caso você tenha certeza que a empresa existe e é uma corretora de seguros, selecione Cadastrar empresa.
04
Preencha os dados cadastrais da Empresa, incluindo o e-mail comercial, e selecione Avançar.
05
Marque os produtos da empresa e depois selecione Avançar.
06
Depois de ler e concordar com todas as declarações para atuação como responsável técnico da empresa, selecione Avançar.
07
Leia o resumo do cadastro da Empresa. Caso tenha algum erro, selecione voltar e corrija. Caso esteja tudo certo, selecione salvar.
08
Você receberá um e-mail com um resumo do cadastro da empresa. A partir deste momento, a empresa já está apta a intermediar seguros. Guarde este e-mail para consulta futura.