Corretor e corretora de seguros, olá!
Após um período de forte crescimento, o setor de seguros passa por um momento de reorganização. A fase de mudança exige dos profissionais da área uma nova forma de encarar o mercado. O corretor precisa se reinventar, se adaptar a este novo ciclo como um empresário da corretagem. Apesar de todos terem empreendido, muitos o fizeram sem a correta orientação e a consciência de que são empreendedores e construtores de seus futuros. Nesse momento, precisamos explorar o potencial da carteira de clientes, sermos pró-ativos e quebrarmos paradigmas. É preciso mudar a postura, e não mais por opção, mas porque se faz necessário ou até mesmo obrigatório.
Como tudo na vida, as crises também são cíclicas e, como qualquer período de dificuldade que vivemos, nos deixa mais fortalecidos e sábios. Recentemente estivemos em reunião com uma importante seguradora, e me chamou atenção o conselho do presidente: “nunca desperdicemos uma crise”. Vi recentemente o filme “A grande aposta” que mostra o quanto isso é verdade - com a crise imobiliária dos EUA em 2008, muitos quebraram, mas um grupo de investidores soube construir fortuna com as oportunidades que a crise oferecia, justamente pelas particularidades do momento.
A propósito, nossa integração cada vez maior com as empresas e entidades do mercado faz com que tenhamos a percepção da importância do corretor de seguros e do Sincor-SP, ou seja, a força da distribuição para o ecossistema dos seguros. Consolida o que eu sempre defendi, que é importante a união das diferenças e das lideranças para o fortalecimento necessário ao enfrentamento de novos desafios.
Lembrando que as crises são cíclicas e passageiras, há um grande potencial de melhora, que se manifestará tão logo a situação ficar mais equilibrada. Em pouco tempo teremos a retomada do consumo, até então paralisado pela crise, beneficiando todos os setores da economia. Nos últimos anos, o crescimento do segmento de seguros, diante das circunstâncias, foi sempre positivo, devido ao trabalho de todos os profissionais da cadeia produtiva.
E esse crescimento do setor, que acontece mesmo de forma reduzida, em período tão difícil só faz confirmar a pujança e a determinação da indústria dos seguros, que tem nos corretores um de seus pilares mais sólidos. O aprendizado nas crises é o legado que nos deixa preparados para a retomada do crescimento de nossa atividade.
Forte abraço!
Alexandre Camillo
Presidente do Sincor-SP
06/07/2016