camarasin

CâmaraSIN: mediação, conciliação e a corretagem

O Brasil possui altos números de processos judiciais, com milhares deles ainda em trâmite no Poder Judiciário, custando bilhões de reais aos cofres públicos. Diante dessa oportunidade e do propósito de ser um provedor de solução para os corretores de seguros, o Sincor-SP criou, em maio de 2018, a CâmaraSIN – Câmara de Mediação e Conciliação Sincor-SP.

No lançamento da unidade de negócio, demonstrando o apoio do Poder Judiciário nessa iniciativa, estiveram presentes o desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, José Carlos Ferreira, e a presidente da Comissão de Direito Securitário da Ordem dos Advogados de São Paulo (OAB-SP), Debora Schalch.

A instituição nasceu com o objetivo de intermediar conflitos de qualquer natureza, tendo como diferencial a especialização em seguros. Com utilização de técnicas de diálogo e negociação, a Câmara fornece soluções de conflito de maneira rápida, prática e econômica.

Também possui em sua rede profissionais especialistas em todas as áreas de conflitos. Eles atuam na construção de soluções consensuais entre pessoas ou instituições que enfrentam problemas nas áreas de seguros, condomínio, escolar, empresarial, familiar, trabalhista, entre outras. Diferentemente do processo judiciário, através da conciliação/ mediação os casos são tratados com agilidade e os valores são reduzidos.

Os corretores de seguros também possuem a oportunidade de atuar como mediadores e conciliadores. Para isso, é preciso realizar um curso de capacitação, reconhecido pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (ENFAM). No caso do mediador, também é necessário ser graduado, em qualquer área de formação, há pelo menos dois anos.

Atualmente, a entidade busca reforçar a compreensão do mercado sobre o tema. Nesse sentido, esteve em reunião com o procurador da Susep, Igor Lins da Rocha Lourenço, para apresentar os serviços de mediação e conciliação da Câmara e outras propostas contributivas para a autarquia.

 

camarasin-adevaldo-calegari“Ao longo de tantas décadas de trabalho e busca de soluções do Sincor-SP, destaco a criação recente da CâmaraSIN. O corretor de seguros é, por excelência, um mediador e conciliador, fruto da sua atividade profissional. Isso muito colaborou na decisão da criação da Câmara, que já é sucesso, atuando em todas as áreas de conflito. Parabenizo o Sincor-SP pelo sucesso, enaltecendo a preocupação constante em oferecer aos profissionais corretores de seguros sempre o melhor”
Adevaldo Calegari – Diretor secretário da CâmaraSIN

 

camarasin-vivien-lys“O Sincor-SP sempre se destacou pela excelência na missão de salvaguardar os interesses do mercado de seguros, prestigiando, não apenas os interesses dos corretores, mas também os direitos difusos e coletivos dos consumidores e de todos os players do contrato de seguro e resseguro. Sob essa bandeira, identificou uma missão importante na atuação como agente conciliador dos conflitos que surgem naturalmente no desenvolvimento do mercado. De forma pioneira, estruturou uma Câmara, reforçando seu compromisso com o mercado de seguros em desenvolver ferramentas sustentáveis para a melhoria das relações sociais e econômicas, beneficiando a todos!”
Vivien Lys – Coordenadora jurídica da CâmaraSIN

 

carlos-pelais“A criação da CâmaraSIN pelo SincorSP estará diversificando e criando novas soluções para o mercado de seguros. Por isso, contamos muito com os corretores de seguros na divulgação de mais esse serviço. Com os feitos e o alcance da Câmara dentro do setor, podemos ter uma entidade autossustentável. Corretor, divulgue a CâmaraSIN, ela é sua!”
Carlos Alberto Pelais – Conselheiro fiscal da CâmaraSIN

 

antonio-penteado-mendonca“Quero destacar o trabalho do departamento Jurídico do Sincor-SP, já que a área presta relevantes serviços ao Sindicato e aos corretores de seguros, associados ou não. Aqueles que não são associados também se beneficiam do serviço jurídico. Serviço este que é extremamente importante, facilita a vida, deixa mais claras as noções dos corretores de seguros (o que pode e o que não pode) e, acima de tudo, faz com que o Sindicato trabalhe com o máximo de correção, transparência e lisura”
Antonio Penteado Mendonça – Advogado e consultor do Sincor-SP

Publicidade