culturadoseguro

Levando a importância do setor para a sociedade

Com o objetivo de contribuir na conscientização das pessoas em relação à importância do seguro e do corretor para proteger a vida e o patrimônio das pessoas, em 1992, o Sincor-SP criou o programa Cultura do Seguro.

O lançamento aconteceu durante a 6ª edição do Conec, com a participação de, aproximadamente, 450 alunos de escolas públicas, e a coordenação do apresentador de TV, Serginho Groisman. Dois anos depois, o Cultura do Seguro atingiu níveis nacionais, dessa vez, sob a coordenação do também apresentador de TV, Cesar Filho, e com o apoio do Sebrae.

De 1999 a 2004, a Escola Nacional de Seguros passou a apoiar o Sincor-SP, nomeando o Cultura não mais como um projeto, mas oficialmente como um programa.

Em 2005, a iniciativa ganhou novos contornos com a parceria do SindsegSP, que conduz o trabalho até hoje. Com a nova parceria, o Cultura do Seguro passou por uma reformulação. Foram instituídos programas segmentados para trabalhar com públicos diferenciados.

Objetivos gerais

Levar aos vários níveis da população informações gerais sobre a importância do seguro para o desenvolvimento do País e seus fundamentos básicos

• Demonstrar o papel do seguro como reparador social e propulsor econômico;
• Criar e reafirmar a cultura do seguro como melhor forma de proteção de pessoas e bens;
• Passar em todas as situações mensagens institucionais, sem qualquer conotação comercial ou marketing empresarial;
• Apresentar a importância do papel do corretor na intermediação de seguros.

 

mauro-batista-sindseg-sp“Ao longo de sua existência, o Sincor-SP foi um ator de inúmeras contribuições para o setor. São 85 anos de trabalhos dedicados ao desenvolvimento e fortalecimento do mercado paulista, promovendo a integração desses profissionais com seguradoras, associações e órgãos públicos. É uma honra para o SindsegSP ser parceiro em projetos que contribuem para educação de jovens, proteção da sociedade e, principalmente, na disseminação da cultura do seguro, sempre com o objetivo de reforçar a importância deste produto para o desenvolvimento do nosso País.”
Mauro Batista – Presidente do SindsegSP

 

aconseg-sp-marcos-colantonio“O Sincor-SP exerce um papel extremamente importante para a defesa dos interesses dos corretores de seguros. É importante ressaltar o pioneirismo na realização constante de eventos que atualizam os profissionais sobre a atuação no mercado de seguros e as demandas dos segurados. Dessa maneira, a entidade acompanha também as mudanças da profissão e da sociedade.”
Marcos Colantino – Presidente da Aconseg-SP

 

Educar para Proteger

Em 2006, foi criado Cultura do Seguro – Educar para Proteger para disseminar entre os jovens, em formação educacional, a importância do seguro. A  proposta leva a estudantes de Ensino Médio, de escolas públicas e privadas do Estado de São Paulo, o conhecimento a respeito das características, riscos e benefícios associados ao seguro, despertando no jovem a reflexão sobre conceitos ligados à prevenção, cidadania e responsabilidade civil.

Os multiplicadores são corretores de seguros e profissionais de companhias seguradoras que vão às escolas com a missão de repassar o conteúdo educacional do programa, por meio de cartilhas, palestras explicativas, gincanas e até jogos lúdicos.

Seguro em Todo o Estado

Em 2008, foi criado o Seguro em Todo o Estado, para levar o tema a empresários e formadores de opinião, tendo como foco a contribuição do setor no desenvolvimento social e econômico do País. O programa consiste em uma apresentação breve, com abertura institucional, palestra motivacional e vídeo, que mostram as características do setor de seguros e aspectos interessantes do mercado.

 

american-life-pedro-pereira-de-freitas“Comemorar 85 anos de existência é um feito! No caso de uma entidade como o Sincor-SP, a relevância é ainda maior. Sem sombra de dúvida, a instituição ajudou a promover mudanças profundas nas relações entre seguradoras, corretores, clientes e cidadãos”
Pedro Pereira de Freitas – Presidente da American Life

 

 

seguros-unimed-helton-freitas“Celebramos juntos os 85 anos do Sincor-SP, cumprimentando a diretoria, toda a equipe e o corpo de associados. Esse aniversário é um marco relevante da longa tradição do Sindicato em integrar, organizar e desenvolver a atividade de corretagem no Estado de São Paulo. Uma atuação que, decisivamente, contribui para termos um mercado de seguros forte, em expansão, cada vez mais confiável e atualizado frente às novas tecnologias e tendências sociais”
Helton Freitas – Diretor-presidente da Seguros Unimed

 

Universitários – Pense Seguro

Criado em 2012, o Universitários – Pense Seguro leva palestras a alunos de ensino superior sobre os benefícios do seguro e da necessidade do planejamento para garantir proteção da vida, de bens materiais e possíveis eventos que possam causar grandes perdas, como catástrofes naturais.

Além de obter dados sobre a importância do seguro, os estudantes também se informam sobre as oportunidades de carreira no setor de seguros. É uma maneira de despertar nos futuros profissionais a importância do seguro como forma de fazer “poupança”, promover a estabilidade da produção e dos investimentos, a manutenção do patrimônio e o desenvolvimento econômico.

Corretores de seguros associados ao Sincor-SP e treinados para esse fim apresentam as palestras, que têm duração média de uma hora e incluem a exibição de filmes e atividades lúdicas.

Projeto de Vida Segura

Em 2017, o Cultura do Seguro inovou com a criação do Projeto de Vida Segura, em parceria com a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Para prender a atenção dos alunos em tempos de tecnologia, a ideia foi levar o aprendizado para os smartphones, com a criação de um game, que apresentava situações para o jogador tomar decisões sobre como cuidar de seu patrimônio, estimulando a prevenção e a sensibilidade para o planejamento.

Os corretores de seguros de todo o Estado foram treinados e apresentaram nas escolas a iniciativa.
Durante a palestra, a categoria fazia uma dinâmica com os alunos para ver quem chegava com maior
patrimônio ao final da rodada e encerrava a aula com um vídeo, destacando conceitos fundamentais sobre o seguro.

 

marcos-abarca“Me associei ao Sincor-SP assim que me tornei corretor de seguros, por entender que um sindicato forte começa pela consciência de classe que todo profissional deve ter. Atuei como ‘delegado regional’ e ser o atual secretário é uma honra. As ações que temos implementado mostram que somos capazes de continuar essa história vitoriosa.”
Marcos Abarca – 1º Secretário do Sincor-SP

 

camila-vicente“São 20 anos de percurso e um processo de desenvolvimento pessoal e profissional enorme. Jamais me esquecerei dos que passaram e permanecem aqui. Tenho imensa gratidão, em poder trilhar esse caminho com o Sincor-SP. Dentro de mim existe um orgulho em estar vivenciando e comemorando esses 85 anos.”
Camila Vicente – Colaboradora do Sincor-SP

 

Publicidade