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Golpe do boleto falso: como se precaver diante de falsificações

Com o crescimento das fraudes em boletos, especialistas dão dicas de prevenção e apontam o que deve ser feito em caso de pagamento

Por Rebeka Gabrielle

As fraudes em boletos têm crescido nos últimos anos. Uma das formas mais tradicionais de pagamento, o boleto bancário vem sendo alvo de falsificações e golpes. Segundo a Febraban (Federação Brasileira de Bancos), somente em pagamentos por boleto são arrecadados, em média, R$ 4 bilhões no Brasil todos os anos, com cerca de 6 bilhões de boletos processados, e a instituição calcula que, desde 2018, uma média de R$ 450 milhões de boletos fraudulentos são eliminados por ano.

O site Reclame Aqui constou em um levantamento que, somente entre janeiro e setembro de 2021, foram registradas 4,4 mil denúncias contra os golpes envolvendo boletos bancários. Isso representa alta de 42% em relação a 2020.

Antes de qualquer coisa, é importante entender que a fraude acontece quando as informações do boleto verdadeiro são capturadas e substituídas, então, no momento que a vítima vai efetuar o pagamento, ela acredita que está pagando um boleto verdadeiro, mas, na verdade, no código de barras consta informações que direcionam o valor aos criminosos, causando prejuízo às vítimas que sofrem o golpe.

 

Prevenção

Com o passar do tempo, as formas dos golpes se reinventam e, neste cenário, estar atento é fundamental. A boa notícia é que existem maneiras de se prevenir e a atenção ao realizar o pagamento é uma das melhores para não cair nesse tipo de armadilha. A gerente da Sicoob Credicor-SP, Geny Schimithi, comenta a importância de a instituição bancária informar o seu cliente sobre as fraudes em boletos. “Esses golpes acontecem com muita frequência e um dos nossos deveres é informar o cliente para que ele não caia em um golpe que, com toda certeza, pode prejudicar muito o financeiro dele”, diz.

Periodicamente a cooperativa envia e-mails com alertas e dicas para os associados. Segundo a advogada do Sincor-SP e coordenadora jurídica da CâmaraSIN, Vivien Lys, caso a pessoa caia no golpe, o primeiro passo é registrar um Boletim de Ocorrência e apresentar todos os comprovantes (mensagens, e-mails, registros telefônicos, comprovante de pagamento que o dinheiro saiu da sua conta bancária etc.). Ela recomenda que o gerente do banco e o SAC da empresa sejam avisados. “Caso seja possível localizar o fraudador, é importante ajuizar ação criminal e cível a fim de tentar reaver o valor perdido”, complementa.

 

Dicas para não cair no golpe do boleto falso

Confira o código de barras, quem emitiu o boleto e se há informações corretas do credor, ou seja, se no momento do pagamento o destinatário é exatamente o seu credor (verifique o nome completo, CPF ou CNPJ).

Se for uma compra que é paga com frequência, confira se o valor corresponde ao mesmo do último boleto pago. Caso seja divergente, ligue para o credor e confirme se o valor alterou.

Confira se a origem do boleto é de fonte confiável, ou seja, se você recebeu esse boleto do e-mail de alguém conhecido. Se recebeu por WhatsApp, antes de pagar confirme com o emissor do boleto se o recebimento for por correio ou ligue para
confirmar todos os dados (valor, CNPJ e código de barras).

Verifique se os últimos números do código de barras correspondem ao valor a ser pago, se forem diferentes, o boleto é falso.

Evite acessar o boleto por meio de redes de internet públicas.

Em casos de segunda via, somente pague uma nova fatura caso a primeira já tenha vencido e você tenha solicitado mais uma guia.

Quando for realizar qualquer compra on-line, verifique se a loja possui avaliação em sites de reclamação, se a URL é a oficial e se o site é seguro. Para identificar a segurança, uma boa dica é verificar se o site possui certificação (a página fica com um pequeno cadeado do lado esquerdo da URL).

Tenha um controle pessoal de todas as contas que você paga regularmente por boleto bancário e, se possível, programe todos eles por meio de débito automático na sua conta bancária.

 

Golpes de boletos falsos mais comuns

Envio de boleto para residência: se normalmente você não recebe um boleto de cobrança por correios e um dia ele for enviado fisicamente, tome cuidado. Existem alguns casos em que os golpistas sequestram as correspondências e adulteram os dados bancários. O mais indicado é dar prioridade para pagar o documento emitido direto no site da instituição, já que vias físicas têm mais chances de ter sido adulteradas.

Super descontão para quitar dívidas: esse caso acontece quando o criminoso descobre que você precisa quitar uma dívida de empréstimo e entra em contato oferecendo um super desconto, caso você pague um boleto de cobrança.

E-mails de cobranças: outra estratégia clássica de golpe utilizando o e-mail é o envio de supostas cobranças com títulos do tipo: “Sua dívida continua em nosso sistema”. Nesse e-mail haverá um link ou um anexo que leva o indivíduo para uma página falsa que gera o boleto e enquanto realiza a impressão, o código de barras é alterado, e ao pagar esse boleto, o dinheiro estará sendo transferido para a conta bancária do criminoso.

“Erro” de pagamento: se você realizou a compra de um produto on-line e gerou um boleto referente a ela, mas no dia seguinte recebeu uma nova via de cobrança no seu e-mail, tome muito cuidado! É bem comum que golpistas enviem boletos falsos informando que ocorreu um erro no pagamento e que se trata de uma guia corrigida referente à compra realizada.

Lojas fantasmas ou venda de produtos inexistentes: neste tipo de golpe, são criados ambientes on-line quase idênticos ao de grandes lojas ou acontece de produtos, dos mais diversos tipos, serem anunciados utilizando-se de “super promoções” para atrair a atenção. Nesses casos, os consumidores realizam a compra e pagam um boleto, contudo, o produto “comprado” nunca chega, já que tudo se trata de uma fraude.

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