jcs_noticias_1170x540-47

“Conexão Futuro Seguro” aborda IA para potencializar atuação dos corretores

A 4ª edição do “Conexão Futuro Seguro”, evento remoto para capacitação de corretores de seguros, realizado pela Fenacor, reuniu especialistas e lideranças do setor para mostrar como é possível utilizar a Inteligência Artificial (IA) para gerar novos negócios, aprimorar o atendimento e fidelizar clientes, no dia 10 de outubro.

O evento foi aberto com o “Connection Talk“, um bate-papo com lideranças sobre o tema “O setor de seguros: realidades e perspectivas”. Participaram os presidentes da Fenacor, Armando Vergilio; da ENS, Lucas de Castro Santos; e da CNseg, Dyogo Oliveira; além do superintendente da Susep, Alessandro Octaviani. Todos destacaram a importância da categoria no mercado.

“O corretor de seguros, responsável no Brasil por 90% da distribuição, funciona como um redutor de assimetrias de informação”, apontou Octaviani. “Como professor de Direito, que tanto já ensinei sobre contratos, sei que quanto mais complexa é a relação que um contrato de seguro visa proteger, maior é o número de páginas. O corretor é aquele que reduz a assimetria de informação, torna fácil o entendimento para quem não entende, fazendo com que a pessoa possa sentir confiança e dar o passo para a compra. O papel do corretor em uma cultura como a nossa é extremamente importante”, garantiu o superintendente da Susep.

Dyogo de Oliveira comentou sobre o momento entusiasmante do mercado de seguros, com muitas mudanças e inovações. “O mercado tem investido em digitalização, eficiência das operações, facilitando a vida de segurados e corretores.”

Nos desafios, a maior dificuldade ainda é a falta de conhecimento da sociedade do produto seguro, “por isso, temos feito uma campanha pela comunicação do seguro, para que levemos à população com termos simples e uma linguagem acessível para fazer o seguro chegar mais longe, que é o que tanto desejamos e trabalhamos para que aconteça”, destacou o presidente da CNseg.

Lucas Vergílio declarou que a categoria está preparada para trabalhar com inteligência artificial nos meios digitais. “O corretor pode investir em IA para prospectar novos clientes, negócios e obter novas formas de se comunicar. Podemos ter a distribuição aliada à IA. Para isso, a ENS, que vem qualificando os profissionais do setor e busca se antecipar a tendências, criou um curso de Open Insurance com a presença do corretor de seguros”, exemplificou o presidente da ENS.

Armando Vergílio também frisou que o corretor de seguros está pronto para a IA. “O mercado de seguros tem como base quem vende e quem compra, e no Brasil 90% é o corretor é quem vende, e é quem compra também, ao contratar as coberturas em nome de seu cliente segurado, evitando que ele compre coberturas desnecessárias ou que deixe alguma essencial. Esse assessoramento vai desde uma consultoria que antecede a contratação e vai durante toda a vigência, e pode ser otimizado com o uso das ferramentas adequadas de tecnologia”.

No fim do evento, foram sorteados uma Scooter elétrica, quatro inscrições para congressos regionais de corretores de seguros e um pacote especial para participar do 23º Congresso Brasileiro dos Corretores de Seguros, que vai acontecer em outubro de 2024, no Rio de Janeiro.

Assista ao Conexão Futuro Seguro clicando aqui.

Publicidade