A resiliência do setor de transportes para acompanhar as novas tendências

Durante a pandemia, observamos a resiliência do setor de transportes para garantir a continuidade das entregas e o abastecimento de todo o País, o que significa que vivemos a oportunidade de mostrar para as pessoas como o seguro é valioso e pode gerar bem-estar para toda a sociedade.

O crescimento do e-commerce na era digital é um dos pilares que tem impulsionado o setor de transportes, alimentado por um consumidor, cada vez mais, conectado e familiarizado com as compras no ambiente virtual. Só na Black Friday de 2020, as vendas passaram de 5,1 bilhões, valor 31% maior do que o mesmo período do ano passado, segundo levantamento da Neotrust/Compre&Confie.

Neste cenário, o setor de transporte continua sendo vital para a economia brasileira, mantendo as operações logísticas com agilidade para atender as demandas de todo o País. Isso nos mostra que o seguro de transportes tem uma proposta de valor que vai além do seu principal objetivo de gerenciar as operações e reduzir perdas e danos às cargas, porque também está conectado à função social e de confiabilidade. Neste caso, estamos garantindo que as empresas seguradas, principalmente as pequenas, não quebrem em uma eventualidade, pois um gerenciamento de risco eficaz reduz cerca de 30% a 40% de perdas.

Além disso, as tecnologias de gerenciamento e mitigação de risco em logística, como o monitoramento de frotas via satélite, telemetria e escoltas, oferecem o benefício para o cliente fazer a gestão logística, além de prevenir perdas.

Ao acompanhar e estudar constantemente os avanços e transformações do setor, acreditamos em uma mudança do modelo de negócio tradicional por soluções rápidas, através da inovação, com transformações em termos de processos e tecnologia, principalmente pelas grandes mudanças da nova era.

Faz parte da nova dinâmica de negócios olhar para o mercado e acompanhar as tendências, observando de que forma esse cenário todo está se desenvolvendo para capacitar nossos clientes e segurados nessa jornada.

Vemos novos modelos de negócios surgindo a todo momento, como é o caso do segmento logístico, que busca ser cada vez menos especializado para diversificar os nichos. Outra tendência a médio prazo é a ruptura tecnológica com a chegada de caminhões elétricos e autônomos, e devemos estar atentos a isso também.

Na SURA, o seguro de transportes atende as necessidades de diferentes tipos de atividades e modais de transportes, que englobam produtos destinados a embarcadores, transportadoras, operadores logísticos e trading companies, com coberturas aos bens e mercadorias durante o transporte em viagens nacionais e internacionais.

Nosso propósito é levar mais tranquilidade para quem está na estrada, sem deixar de lado o risco usual de acidente e roubo, além dos riscos emergentes, como ambientais, reputacionais e cibernéticos, que ganham ainda mais visibilidade e protagonismo na nova realidade.

Somos uma indústria de proteção. O mercado de seguros preenche um papel importante e mostra que estamos aqui para ajudar, pensando no bem-estar da sociedade e no trabalho colaborativo entre as cadeias para o abastecimento e desenvolvimento sustentável do País.

Publicidade