A importância dos seguros de vida e o papel do corretor

Independentemente do momento de vida que a sociedade está passando, a segurança e a proteção são pilares fundamentais para a tranquilidade e estabilidade das famílias. Nesse contexto, os seguros de vida representam não apenas uma salvaguarda financeira, mas também uma rede de apoio emocional em momentos de dificuldade e incerteza.

Contudo, mesmo com sua importância incontestável, uma pesquisa recente realizada pelo Data Folha, a pedido da Fenaprevi (Percepção dos brasileiros sobre seguros pessoais e planos de previdência – atualizada em julho de 2023), revelou que, aproximadamente, 82% dos entrevistados não possuem um seguro de vida ativo e 72% nunca tiveram uma apólice de proteção pessoal.

Aprofundando nesse panorama, constata-se que 21% daqueles que possuem seguro de vida o adquiriram por meio de uma contratação empresarial, que pode ter sido motivada pela exigência de uma convenção coletiva de trabalho. Esse número sugere a potência dos seguros empresariais, entretanto fica a ressalva dos baixos capitais exigidos por estes acordos e um amplo espaço para a conscientização individual sobre o seguro.

É interessante notar como alguns marcos familiares estão relacionados à essa contratação, como o nascimento de um filho ou no casamento. De acordo com a pesquisa, cerca de 19% dos entrevistados optaram por contratar um seguro de vida de maneira individual e fizeram esse movimento relacionado a algum marco familiar significativo. Outros 19% fizeram suas contratações motivados pelo evento marcante da pandemia da Covid-19, tendo sido esta catástrofe um catalisador para sua decisão.

Um dado particularmente relevante é que mais de 70% dos entrevistados consideram a oferta de um seguro de invalidez ou acidentes pessoais como um fator decisivo ao aceitar ou permanecer em um emprego atual. Já o seguro de vida também aparece como um atrativo, influenciando a decisão de mais de 60% dos entrevistados.

Olhando para o futuro, a pesquisa revela uma tendência promissora: aproximadamente 57% dos entrevistados planejam contratar algum tipo de seguro no próximo ano. Dentre estes, mais de 30% expressaram interesse em adquirir seguro de vida, invalidez, doenças graves ou funeral.

É inegável que as diversas coberturas de seguros de vida despertam um interesse real em mais de 80% dos entrevistados. No entanto, quando confrontados com a intenção real de contratação, esse número se reduz para uma janela que vai de 63% a 71%, o que sinaliza uma lacuna entre reconhecer a importância e efetivar a contratação.

Os resultados da pesquisa evidenciam a realidade de que o seguro de vida permanece como um produto não procurado de maneira espontânea pela maioria da população, apesar do reconhecimento generalizado sobre a importância desse tipo de proteção financeira. Embora as pessoas reconheçam a necessidade do seguro de vida, muitas vezes, é necessária uma abordagem proativa e incentivadora para promover a adesão voluntária a esse tipo de proteção.

Essa disparidade entre a percepção da necessidade e a ação prática ressalta a importância do corretor de seguros e o seu papel social. É através de uma abordagem consultiva e profissional que os clientes podem ser devidamente orientados sobre os benefícios e coberturas ideais para suas necessidades específicas.

Estamos atualmente imersos na era em que a experiência é amplamente priorizada e valorizada. Nesse sentido, o corretor desempenha um papel fenomenal ao estabelecer uma relação de confiança na tomada de decisão do cliente, essencial para que ele se sinta seguro ao investir em proteção para si e para seus entes queridos.

Por intermédio do corretor, os clientes podem acessar coberturas de seguro de vida que atendam genuinamente suas necessidades. Isso requer dos corretores o desenvolvimento de técnicas de vendas consultivas, capacitando-os a lidar com as objeções naturais encontradas nesse novo contexto.

Na CAPEMISA Seguradora, desenvolvemos um Processo de Vendas Consultivo divido em três módulos e, neste momento, estamos formando turmas de corretores em todo o Brasil para explicar como os corretores podem ter uma atuação ativa na prospecção, levantamento de necessidades e fechamento da venda, a luz deste processo. Já foram impactados mais de 500 profissionais de abril e outubro de 2023. Estes treinamentos são feitos pela equipe Comercial da CAPEMISA que detém total conhecimento para aplicação prática de todas as técnicas que ensinamos.

Em resumo, a pesquisa destaca não apenas a percepção sobre a importância dos seguros de pessoas pelos entrevistados, mas também a necessidade de um esforço coletivo para conscientizar e oferecer informações pertinentes sobre essa modalidade de proteção. Agora é a hora de entender todas as informações e assumir nossa responsabilidade no sentido de levar aos nossos segurados e suas famílias as proteções securitárias que eles precisam e merecem ter.

Por intermédio do corretor, os clientes podem acessar coberturas de seguro de vida que atendam genuinamente suas necessidades. Isso requer dos corretores o desenvolvimento de técnicas de vendas consultivas, capacitando-os a lidar com as objeções naturais encontradas nesse novo contexto”

ESTE TEXTO É DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DA EMPRESA, NÃO REFLETINDO, NECESSARIAMENTE, A OPINIÃO DO SINCOR-SP

Publicidade