85 anos de bons serviços à categoria

O Sincor-SP completa, em 2019, 85 anos de idade. Nenhuma entidade ou empresa cumpre uma jornada dessa se não tiver uma efetiva folha de serviços prestados, se não cumprir seu propósito junto ao seu público, categoria ou clientes. Nosso sindicato fez, faz e fará muito aos corretores de seguros.

De maneira inequívoca, o Sincor-SP cumpriu com brilhantismo o seu papel de representante dos interesses dos empresários corretores de seguros, de fomentador e impulsionador do desenvolvimento da indústria de seguros, alavancada pela atuação de seus profissionais representados.

Muitos foram os desafios ao longo desses 85 anos: momentos econômicos e políticos nacionais e mundiais, mais ou menos favoráveis, mais ou menos democráticos, mais ou menos liberais, diferentes constituições, e as divergentes orientações de quem esteve à frente do governo. Tivemos políticas públicas que impactaram na atividade, ora com absorção pelo estado do mercado que era da iniciativa privada, ora o contrário. Também fomos impactados com os avanços e mudanças de comportamento da sociedade – imagine, ao longo de 85 anos, quantas foram as diferenças comportamentais das pessoas, dos consumidores.

Em meio a esses desafios, a categoria dos corretores de seguros percorreu esses 85 anos sempre de maneira ascendente, sempre se consolidando mais. Aumentou em número de profissionais, para melhor atender e estar ainda mais próxima da sociedade, do cliente de seguros. Cresceu também intelectualmente, se aprimorando para os novos produtos ofertados pelo mercado. E evoluiu economicamente: o corretor de seguros conseguiu desenvolver seu empreendimento, levar conforto para sua família. Esses fatos são reflexo de um duro e comprometido trabalho que a entidade realizou ao longo de sua história.

Em qualquer época, sempre temos as necessidades atuais e momentâneas. Hoje, por exemplo, vemos o grande impacto trazido pela 4ª Revolução Industrial, com a tecnologia chegando de maneira avassaladora, sem pedir licença. Na hora em que vivemos o desafio, parece ser o mais difícil de ser superado, não é comparado a outros. Nessas fases de intranquilidades há uma tendência em banalizar ou não reconhecer o que foi feito anteriormente, com a percepção de que aquilo não resolve o momento presente. No entanto, este é um ledo engano. É exatamente o passado que dá robustez, fortalecimento e legitimidade para aquele enfrentamento atual.

Ao longo de todas essas décadas, o Sincor-SP fez por merecer a posição que alcançou, de legítimo defensor dos interesses da categoria dos corretores de seguros, e altamente credibilizado para discutir os interesses do setor como um todo. A categoria precisa ter essa lucidez para perceber que o momento atual traz desafios, talvez numa intensidade ou numa velocidade mais rápida e percebida por todo mundo, mas que serão superados assim como foram outros grandes e complexos em momentos diversos. Mais esta superação também irá conduzir o corretor de seguros à adaptação aos novos tempos, e o profissional, adaptado, estará mais uma vez robustecido, apto ao posicionamento atual do consumidor e dos produtos ofertados a esse cliente, enfim, apto a continuar exercendo seu papel de agente de proteção familiar, empresarial e social que cumpre ao longo de tantos anos.

A entidade também vive esse momento de transformação, de reestruturação, de adaptação ao seu representado – que é o corretor atual –, de entendimento da sociedade atual, e também, certamente, sairá fortalecida. Daqui a 85 anos alguém estará comentando a história, assim como faço agora, mas se reportando a mais tempo – “há 170 anos o Sincor-SP cumpre seu papel”.

É com essa convicção que nós, de toda a nossa diretoria executiva e diretoria plena, composta por mais de 200 corretores de seguros, nos sentimos muito honrados por estarmos à frente do Sincor-SP em uma data tão emblemática, que traz tanta significância para o setor, em especial para o corretor de seguros.

Cumpre-nos parabenizar e agradecer a toda a categoria que esteve lado a lado com o Sincor-SP, possibilitando que a instituição percorresse essa jornada de lutas e de conquistas ao longo de 85 anos – pois certamente só há razão de uma entidade representativa se os representados estiverem com ela. A categoria dos corretores de seguros foi a razão e o porquê de estarmos há 85 anos tão ativos e chegando firmes a este momento. Fica o desejo de que nossos representados percebam tudo o que foi realizado e propiciem à entidade cumprir o seu papel junto por, no mínimo, mais 85 anos.

Não poderia deixar de manifestar minha satisfação em entregar ao mercado esta edição especial e histórica do JCS, retratando um pouco do que foram esses 85 anos. Meus parabéns e agradecimento à equipe de Comunicação do Sincor-SP, que mergulhou em um profundo trabalho de pesquisa em tempo recorde, para entregarmos este belo exemplar em nosso evento de celebração aos 85 anos do Sincor-SP. Vemos que nosso time é formado por feras, temos valiosos colaboradores em todos os departamentos, que atuam sob o conhecimento e a orientação de brilhantes corretores de seguros que se dedicaram e se dedicam ao trabalho em prol da categoria.

Forte abraço.

Alexandre Camillo Presidente do Sincor-SP
Publicidade