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2020: ano de desafios e conquistas

Em retrospectiva do ano, integrantes da diretoria executiva do Sincor-SP falam sobre as realizações da entidade durante a 22ª edição do Direto & Reto com Camillo

Por Por Thamires Costa

O ano de 2020 foi atípico para o mundo inteiro. Devido à pandemia do novo coronavírus, países fecharam fronteiras, escolas tiveram que se adaptar ao ensino a distância, eventos foram adiados, empresas adotaram o home office, serviços digitais foram fortalecidos. E as mudanças também chegaram no Sincor-SP, que precisou se adaptar rapidamente para preservar a representação dos corretores de seguros.

Para fazer uma retrospectiva, apontando os desafios e as conquistas, a diretoria executiva do Sincor-SP participou da 22ª edição do Direto & Reto com Camillo, que foi ao ar no dia 25 de novembro, pelo canal da TV Sincor-SP, no YouTube.

Na abertura da transmissão, o presidente do Sincor-SP, Alexandre Camillo, lembrou que a entidade adotou o regime de home office no dia 19 de março. “Nossa equipe de tecnologia atuou rápida e assertivamente para adaptar sistemas de informática e telefonia de nossos colaboradores que, por sua vez, com senso de responsabilidade, disciplina e autonomia, estão dando um show na manutenção do atendimento aos corretores de seguros. Estamos trabalhando plena e eficientemente na representação da categoria”, declarou.

Camillo ainda destacou que, apesar de ter sido um ano difícil para a maioria, o setor de seguros pode se considerar privilegiado, já que conseguiu se adaptar rapidamente ao formato digital e reforçou a excelência da categoria no atendimento ao consumidor. “Este é um ano que temos de externar a satisfação, pois está comprovada a importância do corretor de seguros e o quanto somos essenciais no atendimento e proteção da sociedade”, declarou.

Para falar sobre a área de Tecnologia da Informação (TI) do Sincor-SP, o 1º tesoureiro e responsável pelo departamento, Marco Damiani, lembrou que a entidade teve que superar um sinistro, ocorrido em outubro de 2019, que danificou parte dos equipamentos. “Tivemos que refazer todo o sistema de TI do Sincor-SP. Isso levou alguns meses e um trabalho enorme da equipe”.

Damiani ainda ressaltou que todo o esforço foi motivo de grande satisfação, já que a infraestrutura foi bem projetada para atender aos colaboradores no home office. “As grandes empresas possuem capital e infraestrutura para se adaptar a essa realidade. Mas, nós, com perda de receita e outras dificuldades, tivemos que nos reinventar. Por isso, estamos prestando um atendimento de maneira exemplar e tudo está funcionando perfeitamente”.

Assessoria técnica

Responsável pela área técnica do Sincor-SP, que agrega Comissões, Assessoria Técnica, Orientação Jurídica e Disque Sincor, a 2ª vice-presidente, Simone Fávaro, ressaltou que os atendimentos aos corretores continuaram normalmente durante a pandemia. “Tivemos mais de 200 casos no Disque Sincor, com uma taxa de conversão de 76%, enquanto a área Jurídica recebeu mais de 400 dúvidas de corretores de seguros, isso sem falar na Ética e na Ouvidoria, que computaram números significativos”, explicou.

As reuniões da Comissão Intersindical, composta por membros da diretoria do Sincor-SP e do SindsegSP, e representantes das seguradoras também foram preservadas. “Levamos todos os anseios dos corretores às seguradoras, como renovação com manutenção de preço, parcelamento, cobertura de vida, além de outros temas, onde tivemos respaldo das companhias”.

As Comissões inovaram com a produção de lives logo de imediato à divulgação da quarentena pelo Governo do Estado. “Com tantas mudanças e diversas dúvidas dos corretores sobre as coberturas de seguros, decidimos promover esses encontros online com especialistas. As Comissões prontamente se mobilizaram e reuniram profissionais do mercado para prestar orientações, e tudo foi muito assertivo”, destacou Simone.

Por último, a 2ª vice-presidente falou sobre o Plantão Técnico das Comissões, que também foi criado para oferecer atendimento personalizado aos corretores, por meio de reuniões online abertas. “Nesse primeiro momento, que afetou a todos, deixamos os encontros abertos para a categoria, mas, a partir do próximo ano, será um serviço exclusivo para associados ao Sincor-SP. Por meio de videoconferências, continuaremos atendendo os corretores e auxiliando no que precisarem”, comentou.

Unisincor

O 2º tesoureiro e responsável pela Unisincor, Carlos Cunha, comentou que os corretores sempre pediam para levar cursos a cidades mais remotas. “Como posso atingir os mais de 640 municípios que compõem o Estado? Como posso levar conhecimento e orientação para essas pessoas? Pensando nisso, resolvemos fazer parcerias para oferecer o EAD”.

Ele ressaltou que a Unisincor já estava preparada para atender aos corretores mesmo antes da pandemia, oferecendo cursos a distância. “Com o formato EAD, conseguimos realizar cursos para mais de 4 mil pessoas em todo o Estado de São Paulo”.

Cunha ainda revelou que a Unisincor fechou nova parceria com a Escola de Negócios e Seguros (ENS) e, em 2021, os corretores terão grandes surpresas. “Depois de quase três décadas de atuação, só agora fechamos essa parceria, pois percebemos que temos que estar juntos e irmanados para que o corretor de seguros tenha especializações de alto nível e torne seu negócio mais notório do que nunca”, revelou.

Benefícios e Suporte ao Corretor

Sobre a área de Suporte ao Corretor, o 2º secretário, Álvaro Fonseca, revelou que apesar de ter sido um ano difícil para todos, 2020 foi gratificante. “Começamos o ano colocando em prática a missão dos corretores de seguros, que é ser um agente do bem-estar social”. Fonseca se referiu à campanha “Coronavírus – Saiba como se manter SEGURO”, iniciada em março e que foi compartilhada pelos corretores nas redes sociais.

O diretor ainda comentou sobre a parceria com a Seggy, que desenvolveu o App do Corretor, uma plataforma de vendas digital e personalizada, gratuita aos associados da entidade. “Este é um benefício em desenvolvimento, que permite ao corretor vender seguros aos seus clientes de maneira completamente digital”.

Sobre a nova campanha Associar é Conquistar – Juntos Somos Mais Sincor-SP, Fonseca destacou a necessidade de trazer novos associados para manter a estrutura da entidade em funcionamento. “O Sincor-SP é mantido pelos associados e só conseguiremos continuar oferecendo tantos serviços aos corretores se todos estiverem unidos conosco neste propósito. A campanha associativa não apenas atrai e mostra essa necessidade a quem ainda não faz parte, como também reforça o quanto cada associado tem um papel fundamental na indicação da entidade aos seus colegas corretores”.

Estrutura física e equipe interna

Ressaltando o papel dos colaboradores do Sincor-SP, o 1º secretário, Marcos Abarca, declarou que a entidade já estava se preparando com relação à infraestrutura física. “O sinistro, aliado à pandemia, colocou em teste a nossa infraestrutura tecnológica e a nossa equipe de colaboradores, que se mostrou absolutamente capaz de enfrentar o que vem pela frente. Se nós estamos aqui conversando, se nós provemos atendimento aos corretores durante o ano inteiro, promovemos encontros digitais e eventos online, é porque temos uma equipe de colaboradores fantástica por trás de tudo isso”.

Abarca é responsável pela reconstrução física da Sede da entidade em São Paulo. As obras iniciaram neste mês de dezembro para que, em 2021, os colaboradores possam voltar à normalidade, usufruindo do ambiente de trabalho com o distanciamento social necessário e equipamentos em pleno funcionamento. “O novo layout da Sede é moderno, acolhedor e favorece a criatividade. Entregamos recentemente a obra da Credicor-SP, que ficou espetacular, e nossa missão agora é trazer um novo Sincor-SP, valorizando nossa equipe e nossos associados”, contou.

Comunicação e apoio geral

Boris Ber, 1º vice-presidente e responsável pela Comunicação do Sincor-SP, falou sobre as demandas da área, que cresceram consideravelmente com a pandemia. “Com o alto volume de demandas, nossa capacidade de organização teve que ser alterada, já que todas as ações do Sincor-SP passam pela área e com prazos desafiadores. No entanto, a equipe respondeu a tudo isso com excelência e profissionalismo”.

Boris destacou a campanha de valorização do corretor de seguros, realizada em conjunto à Fenacor e aos Sincors, no Dia do Corretor de Seguros, atingindo mais de 400 mil pessoas. “De maneira inédita, construímos uma campanha nacional, que destacou a importância do corretor e, para 2021, apresentaremos a segunda fase desse trabalho, que vem para divulgar os serviços prestados pelos nossos associados ao consumidor”, adiantou.

O 1º vice-presidente também falou sobre a organização das lives das Comissões e dos Encontros Digitais de Corretores de Seguros Empreendedores, através da TV Sincor-SP, a produção do Sincor Digital – Conectando o Mercado de Seguros, entre outras iniciativas. “Tudo passa pela Comunicação para que a informação alcance os corretores e todos possam ver o quanto o Sincor-SP é comprometido em levar informação e conhecimento à categoria”, completou.

O que vem pela frente

Ao final da transmissão, Camillo destacou todas as ações do Sincor-SP em 2020 e adiantou os planos para o ano que vem. “Para 2021, o calendário de atividades vai mesclar eventos presenciais e virtuais. Estamos projetando a 2ª edição do Sincor Digital, o Fórum de Oportunidades que percorrerá macrorregiões do Estado de São Paulo, duas edições do Encontro Digital dos Corretores de Seguros Empreendedores, Voz do Empreendedor, que reúne milhares de profissionais, entre diversas outras iniciativas. 2021 promete”.

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