18

2014 até hoje – Disrupção e empreendedorismo

Diante dos desafios com as novas tecnologias e transformações do mercado, em 2014 o Sincor-SP começou a trabalhar com a bandeira do empreendedorismo. O objetivo passou a ser auxiliar o corretor de seguros na disrupção com o passado e na preparação para o futuro, tendo como plano de fundo um ambiente de união de toda a cadeia produtiva do setor.

A batalha seria travada em prol do crescimento da categoria, conduzindo os profissionais para abertura de empresas e estruturação dos negócios. Para isso, inicialmente a entidade realizou encontro com a Susep e a Fenacor, com o intuito de definir estratégias que promovessem um ambiente favorável para os corretores desenvolverem os seus negócios. Também firmou parceria com o Sebrae-SP para mostrar, na prática, os melhores caminhos.

No entanto, havia um empecilho: a carga tributária. Desde 2002, a categoria lutava para ser incluída
no Simples Nacional, mas sem qualquer sucesso. A situação ganhou novo rumo com a entrada de representante da Fenacor na Comissão Especial na Câmara dos Deputados, que permitiu a elaboração de novas propostas. Em 2014, corretores de seguros de todo o País estavam unidos no Palácio do Planalto, em Brasília, para reivindicar esse benefício. Até que a vitória veio: a categoria foi finalmente incluída no regime tributário simplificado.

Com o ambiente propício, a entidade intensifica as iniciativas para levar o corretor a uma nova visão. Grandes eventos são organizados nesse propósito, como Oficinas de Empreendedorismo, Fórum de Oportunidades, Seminário Multidisciplinar, Encontro de Corretores de Seguros Empreendedores, Voz do Corretor Empreendedor, entre outros.

Também estabelece diálogo de união e parceria com as entidades que representam os corretores de seguros em todo o Estado, com o objetivo de discutir tomadas de decisão que irão trazer benefícios para todos. O marco inicial foi 1º Encontro de Entidades do Mercado de Seguros, que trouxe o mote desse novo momento: “Distribuição de Seguros: essa força é nossa”.

A entidade abre diálogo com políticos e órgãos públicos de todo o Estado de São Paulo através da ação Governo Itinerante, buscando aproximação para garantir parcerias que auxiliem o corretor no dia a dia, em cada região. Divulga ainda a categoria para o consumidor através da exposição “O corretor de seguros através dos séculos”. As apresentações acontecem de maneira itinerante por todo o Estado de São Paulo, apresentando a importância do corretor no desenvolvimento do País.

Em paralelo, moderniza seu funcionamento interno. Cria o Visão e Ação, um treinamento voltado para diretores e colaboradores da entidade, um Manual de Normas com o propósito de aperfeiçoar o atendimento à categoria, além do Dia com o Presidente, para mostrar, na prática, aos diretores regionais o funcionamento de todo o Sindicato.

Também coloca no ar o Portal Transparência, disponibilizando pela internet, exclusivamente para associados, as prestações de contas da entidade; moderniza os escritórios Regionais, com identidade visual padronizada; e cria novo portal e mídias de comunicação com a categoria.

Novos desafios

Em meio a todo esse processo de mudança, a categoria enfrenta outros grandes desafios: a intensificação da venda de seguros pela internet e a oferta de proteção veicular sem a devida regulamentação. O Sincor-SP, novamente em conjunto à Federação e demais players do setor, participa ativamente de audiências públicas na Câmara dos Deputados para cobrar uma legislação efetiva das novas práticas, que fomentam a concorrência desleal no mercado.

O tema continua em debate e constantemente a entidade denuncia situações irregulares para que a Susep e demais órgãos competentes possam tomar as medidas necessárias. Recentemente, o secretário de Justiça de São Paulo, Paulo Dimas Mascaretti, recebeu denúncias feitas pelo Sindicato sobre atuação irregular de associações e cooperativas.

Internamente para o Sincor-SP também surgiram obstáculos. Com a nova Lei Trabalhista, a entidade deixou de receber a Contribuição Sindical, uma importante receita que auxiliava a manter o funcionamento em todo o Estado. Para reduzir custos e gerar receita, reformulou novamente todas as áreas internas e buscou novas oportunidades.

Em meio à crise, criou a CâmaraSIN, mais uma unidade de negócios. Também firmou parceria para modernizar a Unisincor, seguindo o foco de investir em iniciativas digitais, que reduzem custos operacionais sem prejudicar o oferecimento de conteúdo aos corretores de seguros. Nessa linha, a entidade tem apostado em transmissões ao vivo pela internet.

De maneira surpreendente, o Sindicato levou, inclusive, o Conec a um novo patamar, ampliando o público de 3 mil para mais de 9 mil participantes. E é nesse caminho de desafios, mas de grandes conquistas, que o Sincor-SP continua a escrever sua história em defesa dos interesses dos corretores de seguros do Estado de São Paulo.

 

sompo-seguros-francisco-caiuby-vidigal-filho“O Sincor-SP chega aos 85 anos aliando vigor e experiência, qualidades que são essenciais para qualquer entidade se manter relevante no segmento em que atua. Aliás, o vigor, que geralmente é atribuído a pessoas ou organizações jovens e iniciantes, é uma característica que o Sincor-SP nunca deixou se perder com o passar dos anos. Com os desafios enfrentados, a entidade só fez renovar suas forças, sua capacidade de liderança para reunir todos os agentes para o diálogo em prol do desenvolvimento do nosso setor. O Sincor-SP esteve presente no ‘nascimento’ da Sompo Seguros como companhia. Nesses 85 anos, a entidade foi um protagonista importante na história da evolução do mercado de seguros, mas essa história ainda não terminou de ser contada e será melhor escrita se todos estivermos dedicados a alcançar objetivos comuns. Só assim vamos garantir à sociedade brasileira a segurança e tranquilidade que só o nosso segmento pode propiciar. Parabéns, Sincor-SP!”
Francisco Caiuby Vidigal Filho – Presidente da Sompo Seguros

 

bradesco-seguros-vinicius-albernaz“O Sincor-SP construiu uma casa para seus associados, com seriedade e propósitos de progresso, solidificados a cada uma das gestões que passaram. Para a Bradesco Seguros é uma honra falar de toda a história que temos com o Sindicato, um lugar que mostra a determinação da classe dos corretores de seguros. O Sindicato é exemplo constante da busca por melhores condições na atividade dos corretores”
Vinicius Albernaz – Presidente da Bradesco Seguros

 

chubb-do-brasil-antonio-trindade“O Sincor-SP sempre desempenhou um papel fundamental no processo de crescimento e de profissionalização do mercado de seguros brasileiro. Sua luta em favor da regulamentação da profissão de corretor de seguros e também em prol da independência desses profissionais em relação às companhias seguradoras foi e continua sendo essencial para garantir a observação dos interesses de quem realmente faz do setor de seguros nacional um dos mais dinâmicos e promissores do mundo: o segurado. Pessoalmente, tive o prazer de conviver e me relacionar com diretores e presidentes da entidade em diferentes períodos. Todos eles tinham uma característica em comum: o entusiasmo com o potencial da categoria. O corretor de seguros já provou ser um profissional imprescindível no processo de atendimento e de identificação da melhor solução para as incontáveis necessidades de proteção de clientes individuais e corporativos. Para uma seguradora como a Chubb é reconfortante contar com a “parceria e a competência de uma entidade como o Sincor-SP”
Antonio Trindade – CEO da Chubb do Brasil

allianz-seguros-eduard-folch

 

“É uma honra dividir com essa entidade a missão de garantir a tranquilidade e o patrimônio de inúmeros paulistas. Agradeço pela dedicação em integrar os corretores de seguros, como também proporcionar a esses nossos parceiros de negócios oportunidades de qualificação e aprimoramento. Certamente, essas movimentações são fundamentais para o objetivo comum: ampliar o mercado de seguros do Estado de São Paulo com o respaldo que o segurado necessita. Desejo ao Sincor-SP um novo ciclo de grandes conquistas. A Allianz Seguros permanecerá junto ao Sindicato em uma trajetória que harmoniza a solidez da tradição e a energia da renovação, que o mundo atual requer”
Eduardo Folch – Presidente da Allianz Seguros

 

argo-seguros-newton-queiroz“Os corretores de seguros são os principais representantes do cliente e o Sincor-SP sempre trabalhou para apoiar os profissionais a se desenvolverem, contribuindo para que eles deem seu melhor atendimento. Mesmo com a mudança drástica na forma de atuar, Os corretores de seguros são os devido às transformações digitais, o Sincor-SP tem uma função especial. Somos muito parceiros e ficamos felizes por esses 85 anos. Temos certeza de que, em breve, vamos comemorar também os 100 anos da ‘Casa do Corretor de Seguros’”
Newton Queiroz – CEO da Argo Seguros

 

Publicidade