O aumento da judicialização no mercado de seguros tem sido notado nos mais diversos ramos do segmento, e, para tratar do assunto, a Associação Internacional de Direito de Seguros (AIDA) realizou o evento “A visão do corretor dos métodos para solução de conflitos no mercado segurador”, no dia 31 de maio, na sede do Sincor-SP.
De acordo com a presidente da AIDA Brasil, Ana Rita Petraroli, o tema vem de encontro com o momento atual da justiça brasileira, que vem incentivando a conciliação e mediação das partes nos mais diversos processos judiciais. “Temos que trazer para o nosso dia a dia a cultura da conciliação”.
“O corretor de seguros, sempre agiu, naturalmente, como mediador, pois é ele quem intermedeia a relação do consumidor com a seguradora. Talvez se essa relação fosse direta, haveria um aumento no número de processos jurídicos”, declara o presidente do Sincor-SP, Alexandre Camillo, que foi um dos painelistas do evento.
Camillo ainda destacou a atuação do Sindicato como mediador, através da Ouvidoria e do Disque Sincor, que auxiliam os corretores associados nos entraves com as seguradoras. “Somente no ano passado atendemos mais de 800 processos, sendo 74% revertidos favoravelmente ao corretor. O Disque Sincor é uma câmara de conciliação da categoria. Queremos ser uma solução para a justiça, para o Estado e para a sociedade”, defende.
Fonte: Comunicação Sincor-SP